sexta-feira, 11 de março de 2011

PARARREALISMO-ARAÇATUBA

PARARREALISMO-ARAÇATUBA
O PARARREALISMO É UM MOVIMENTO GENUINAMENTE BRASILEIRO, CRIADO EM 1979 PELA ARTISTA PLÁSTICA ALZIRA APPOLLO, FORMADA PELA FACULDADE DE BELAS ARTES DE SÃO PAULO, E POR SEU MARIDO ELFAY LUIZ APPOLLO, ALÉM DE UM GRUPO DE INTELECTUAIS E ARTISTAS PLÁSTICOS. “PARARREALISMO SIGNIFICA REALISMO PARALELO, OU SEJA, A CADA REALIDADE CONCRETA CAMINHA, PARALELAMENTE, UMA REALIDADE ABSTRATA OU UMA REALIDADE DO PENSAMENTO TRADUZIDA PELO ARTISTA EM CORES E FORMAS PARA A LINGUAGEM VISUAL”, EXPLICA A ARTISTA.
ALZIRA FAZ QUESTÃO DE SALIENTAR QUE NÃO FAZ PINTURA MEDIÚNICA (FEITA POR MÉDIUNS), MAS SIM UMA OBRA DE ARTE, ELABORADA POR UMA ARTISTA PLÁSTICA QUE, ATRAVÉS DA INTUIÇÃO, CAPTA INFORMAÇÕES DE REALIDADES PARALELAS. “SE UMA OBRA DE ARTE FOR CLASSIFICADA COMO PINTURA MEDIÚNICA, O ARTISTA AUTOR DA OBRA PERDERÁ A SUA AUTORIA E OS DIREITOS AUTORAIS SOBRE ELA”, ACRESCENTA.
"CONSIDERAMOS O PARARREALISMO COMO MAIS UMA ETAPA DA EVOLUÇÃO DAS ARTES PLÁSTICAS, POIS ACREDITAMOS QUE A INTUIÇÃO, FACULDADE PRIMORDIAL PARA A REALIZAÇÃO DA ARTE PARARREALISTA, É O SEXTO SENTIDO HUMANO E O PRIMEIRO SENTIDO DO ESPÍRITO”, EXPLICA ELFAY APPOLLO, LEMBRANDO QUE TODO ARTISTA POSSUI A CAPACIDADE INTUITIVA BEM DESENVOLVIDA, RAZÃO PELA QUAL CONSEGUE CAPTAR REALIDADES PARALELAS. NA DEFINIÇÃO DO FÍSICO E CRÍTICO DE ARTES MÁRIO SCHENBERG, “PARARREALISMO É A CAPTAÇÃO DE UM NÍVEL MAIS SUTIL DA REALIDADE”.
A EXPOSIÇÃO CONTA COM A PARCERIA DA UNIESPÍRITO E TEM COMO OBJETIVO DISSEMINAR O MOVIMENTO PARARREALISTA NO MUNDO, SEGUNDO ELFAY APPOLLO.
DE ACORDO COM O PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA MEDICINA E ESPIRITUALIDADE DA FM/USP, NEUROCIENTISTA E FUNDADOR DA UNIESPÍRITO, SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA, O MOVIMENTO DE ARTE PARARREALISTA É UM PONTO DE PARTIDA COM HORIZONTES AMPLOS DE POSSIBILIDADES A SEREM INVESTIGADAS, COLOCANDO O ARTISTA EM CONTATO COM O CIENTISTA. “DA MESMA FORMA, O CIENTISTA SE COLOCA DIANTE DOS NOVOS PARADIGMAS DA CIÊNCIA QUE CONSIDERA AS POSSIBILIDADES DA VIDA PÓS-MORTE, DA INTERATIVIDADE DO MUNDO ESPIRITUAL E CORPORAL, DA REENCARNAÇÃO E DOS COMPLEXOS MECANISMOS DA RELAÇÃO CÉREBRO-MENTE-ESPÍRITO, PROJETANDO A CIÊNCIA PARA O TERRITÓRIO DA ARTE, NUMA RELAÇÃO TRANSDISCIPLINAR”, EXPLICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário