terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nossos cérebros respondem diferentemente à arte 'fake'


Nossos cérebros respondem diferentemente à arte 'fake'

Ser dito que uma obra de arte é falsa altera a sua resposta a ela, os pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram.

Rembrandt, Auto-Retrato na Idade de 63, 1669
17 Century pintor holandês, Rembrandt (acima, Auto-Retrato na Idade de 63, de 
1669) foi oartista utilizados no experimento 
Cobaias humanas passaram por exames cerebrais enquanto está sendo mostrado imagens de obras de arte - tanto verdadeiro e falso. Apesar de ser incapaz de distinguir entre os dois, conselhos dados sobre a autenticidade de uma determinada peça foi mostrada para alterar a resposta do cérebro a ele.
Os quatorze participantes foram mostradas uma série de retratos de 17 Century pintor holandês, Rembrandt.
Quando eles foram informados de que uma obra era genuíno, levantou atividade na parte do cérebro que lida com eventos gratificante, tais como alimentos agradável degustação ou ganhar um jogo. Quando os participantes foram informados de um trabalho era falso suposto, no entanto, eles tentaram descobrir por que os especialistas consideravam como tal.
O novo estudo publicado esta semana na Frontiers in Human Neuroscience sugere que quando fazemos julgamentos estéticos sobre coisas como a arte, somos influenciados por muitas partes diferentes do nosso cérebro, incluindo o que os outros nos têm contado.
Professor Martin Kemp, professor emérito de História da Arte na Universidade de Oxford, e um dos condutores do experimento, disse: "É sempre melhor pensar que estamos vendo o artigo genuíno. Nosso estudo mostra que a forma como vemos a arte não é racional, que mesmo quando não podemos distinguir entre duas obras, o conhecimento de que uma foi pintada por um artista de renome nos faz responder a ela de forma muito diferente. "
Ele acrescentou: "O fato de que as pessoas viajam para galerias ao redor do mundo para ver uma pintura original sugere que esta conclusão é razoável."
Recente estudo determinou que muitas falsificações de obras de Rembrandt existe. O fato de que os sinais cerebrais dos participantes não poderiam confiantemente distinguir entre o verdadeiro eo falso as obras não ajudar a resolver os argumentos atuais entre críticos e conhecedores de arte mais validade.
A ressonância magnética (MRI), utilizados para pesquisa em neurociência, mede a atividade cerebral através da detecção de mudanças na oxigenação do sangue e fluxo. Quando um cérebro é mais ativa que consome mais oxigênio, e assim aumenta o fluxo para a área ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário