sábado, 11 de fevereiro de 2012

"A ESSÊNCIA DO SER"


2012 - 718 FLORÍSTICA acrílica s. tela 130x150 cm
EXPRESSIONISMO ABSTRATO  

"A ESSÊNCIA DO SER"


    O pintor "emprega seu corpo". E, com efeito, não se vê como um Espírito que pudesse pintar.

 Emprestando seu corpo ao mundo é que o pintor transforma o mundo em pintura. Para compreender estas transubstanciações, há que reencontrar o corpo operante e atual, aquele que não é um pedaço de espaço, um feixe de funções, mas um entrelaçado de visão e movimento.

    Basta que eu veja alguma coisa, para saber ir até ela e atingi-la, mesmo se não como se faz na máquina nervosa. Meu corpo móvel conta no mundo visível, faz parte dele, e é por isto que eu posso dirigi-lo no visível.


 Por outro lado, também é verdade que a visão depende do movimento. Todos os meus deslocamentos por princípio figuram num canto da minha paisagem,são transladados no mapa do visível. Tudo que eu vejo por princípio está a meu alcance, pelo menos ao alcance do meu olhar, assinalado no mapa do "eu posso". 

    Cada um dos dois mapas é completo. O mundo visível e o mundo dos meus projetos são partes totais do mesmo ser.Meu corpo é ao mesmo tempo vidente e visível. Ele que olha todas as coisas,também pode olhar a si e reconhecer no que está vendo.

    Assim , pinto o que a Natureza me mostra em sua estética, "designer", cores e movimento, porque é a vida.....E EU, VIVO......


Vida voltada para a espiritualidade que transcende os meus limites e potenciais  de criatividade   (vislumbrando a angelitude, mas, ainda preso à animalidade )
é que materializo no meu trabalho, a expressão do Espírito que sou, do que serei.....

www.facebook.com/pages/Expressionismo-Abstrato/292202917495872

2 comentários:

  1. Que quadro lindo, cara! Este eu poria na minha casa! Parabéns, Nilton.
    Você precisa se cadastrar na Secretaria, vamos lançar brevemente editais de artes plásticas.
    Cadastramento até 23/03/2012.
    Hélio Consolaro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho, aqui em minha cidade Penápolis tem um anão q pinta com a boca e pés, ele se chama Jadir, não tem os braços....

    ResponderExcluir