sábado, 29 de outubro de 2011

Kim Noble: A mulher com 100 personalidades


Kim Noble
Kim Noble: Patricia é a personalidade dominante entre os alter egos muitos é cabeça de Noble. 'Eu não gosto de ser chamado Kim ", diz ela," mas eu me acostumei a ele. " Fotografia: Kate Peters para o Guardian

A pintora Kim Noble é uma mulher nobre porte, com longos cabelos ruivos e olhos surpreendentemente azuis. Ela vive em uma casa de pequeno terraço no sul de Londres com sua filha Aimee 14 anos, dois cães e mais de 100 personalidades separadas.


Kim, 50, tem transtorno dissociativo de identidade (DID). Ela é, na verdade, dezenas de pessoas diferentes - o número exato é incerto - embrulhado em um só corpo. Essas personalidades são bastante distintos, com seus próprios nomes e idades e peculiaridades de temperamento. Alguns são crianças. Alguns são do sexo masculino.
Para um jornalista, este apresenta alguns problemas. Kim Noble se é apenas um nome na certidão de nascimento - uma maleta de identidades. Então, qual a versão do seu você entrevista? Você fala com quem aparece?Hayley? Judy? Ken?
Acontece que há um protocolo: você se encontra com Patricia, a personalidade dominante entre os alter egos muitas na cabeça Noble. Com a ajuda de trabalhadores de apoio regular, Patricia cuida de Aimee e garante que não há leite no frigorífico. É Patricia, que atende a porta e recebe-me entrar
A casa está pintado de fresco, limpo e arrumado. Patricia aparece urbano e à vontade. Ela é bem girou para fora, cheio de energia, que acaba de voltar de umas férias em Tenerife. Não um pouquinho de internação psiquiátrica sobre ela: não pantufas, não cardigans triste.
O fotógrafo é a criação na sala de estar, por isso suba as escadas para o quarto de Aimée. Não estou certo como lidar com a pessoa sentada na cama à minha frente. Posso chamá-la de Kim, ou Patricia?
"Eu sou Patricia", diz ela eqüitativamente. "Eu não gosto de ser chamado Kim, mas eu me acostumei a isso agora."
Quantas vezes ela mudar de personalidade?
Ela encolhe os ombros. "Há cerca de três ou quatro chaves por dia."
O que tem acontecido até agora hoje?
"Esta manhã Espírito da Água tinha uma banheira e um deles foi. pintura- que poderia ter sido Abi E então a aspiração, uma outra pessoa que estava fazendo antes de você chegar. ".
Um alter ego que limpa! Isso é útil.
"Sim, eu tenho a minha própria limpo", diz ela. "Mas ninguém vai fazer o jardim."
A estranheza da história de Kim e algo do que ela tem sofrido é revelado em sua autobiografia, All Of Me. O livro, ghostwritten por Jeff Hudson, é um conto terrível. Kim nasceu em 1960. Seus pais, preso em um casamento infeliz, eram trabalhadores da fábrica, e os cuidados de sua filha foi entregue a amigos e conhecidos local. Os detalhes do que aconteceu são nebulosas, mas parece que desde tenra idade - em algum lugar entre um e três - Kim sofreu abuso extremo e repetido. E neste momento sua mente, traumatizados para além da resistência, quebrou em fragmentos, formando inúmeras identidades separadas. As quebras foram limpas: a maioria das principais personalidades não tinha lembranças de abuso e sem flashbacks. Assim que ela estava protegido contra o que tinha acontecido.
Kim raspou seu caminho ao longo da infância. Vida em casa era cheia e ela se apresentou mal na escola. Lapsos de memória e seu comportamento errático foram notados, mas nunca entendi.Anormalmente má memória é um sintoma clássico da DID. Quando há um "switch", a nova personalidade assumindo não saber o que aconteceu antes que eles surgiram. Young Kim demonstrou lacunas apenas como mental, e quando ela negou ter dito ou feito alguma coisa, ela era geralmente tomada por um mentiroso.
Será que seus pais nunca relógio que algo estava muito errado? Patricia dá uma piscada lenta e diz: "Meus pais estavam ocupados."
Na adolescência tudo se desfez. Depois de repetidamente overdose, Kim foi colocado no relógio de suicídio em um hospital psiquiátrico. Foi a primeira de muitas internações - cada vez que ela foi lançada ela tentou se matar e seria readmitido. Ela desenvolveu anorexia e bulimia.
Em seu 20s atrasado veio um período de relativa estabilidade. Com a personalidade Hayley imensamente capaz predominante durante as horas de trabalho, Kim foi capaz de manter um emprego como motorista de van por cinco anos. Mas um dia algo deve ter causado um interruptor e uma personalidade perturbada chamada Julie de repente viu-se a dirigir a van. Ela arado em linha reta em uma linha de carros estacionados. Isto levou a uma outra saúde mental seção, e um diagnóstico de esquizofrenia.
Eventualmente Kim re-emergiu hospital, e sua história tomou outra reviravolta dramática: de alguma forma ela se viu exposta às atividades de uma rede de pedofilia. No livro é-nos dito que, quando ela relatou à polícia, ela recebeu avisos anônimos de ficar quieto: "Ameaças de retaliação continuar até que um dia um homem jogou ácido em seu rosto e alguém tentou definir a luz para a cama com ela em ele. " Kim saiu, mas a casa foi destruída.
Patricia não consegue se lembrar qualquer um destes eventos. O primeiro ela sabia do ataque incendiário estava do lado de fora assistindo chamas engolir a casa. Após o incêndio, Kim passou seis meses em um abrigo para mulheres. Aqui ela se tornou consciente da diferença, crucial aterrorizante entre ela e os outros residentes: todo mundo sabia quem eles eram escondendo. Kim poderia ter passado o assaltante na rua sem perceber. Alguma coisa tinha que ser feito.
Durante este tempo, um novo ramo de especialistas em saúde mental assumiu o cuidado de Kim. Em 1995 ela foi finalmente diagnosticada com DID e começou a terapia, ela ainda sofre, sem qualquer medicação.Tratamento DID é geralmente a longo prazo e trabalhoso - pode levar anos para que haja qualquer progresso. O terapeuta tem que destrinchar a personalidades separadas e tratá-las individualmente, tentando ajudar cada chegar a um acordo com o que aconteceu em seu passado.
Inicialmente - como tantas das personalidades - Patricia considerada a idéia de DID absurdo. Mas depois de seis anos de terapia, ela finalmente aceitou o diagnóstico - e os aspectos intrigantes da sua vida encaixados em seus lugares. Ela agora entendi por que ela sempre sentiu que estava perdendo tempo, e por que ela tinha continuamente acabou no hospital: alguns dos seu alter egos - particularmente os mais jovens, congelado no tempo e as memórias de retenção de abuso - foram altamente traumatizadas. Judy era bulímica. Rebecca estava por trás da tentativa de suicídio. Quanto aos ataques com ácido e fogo posto, Patricia descobriu que eram para intimidar Hayley. Ela tinha sido o informante.
Patricia não pode determinar quando ou quantas vezes ela se transforma em outra pessoa. Mas há gatilhos que são susceptíveis de desencadear um switch: Judy sai às refeições, o Espírito da Água leva os banhos. Última outubro e Patricia Aimee apareceu no programa de Oprah Winfrey e de antemão, eles foram filmados em casa. Há alguns clips no YouTube: Patricia está sentado na frente de um prato de comida, quando seus ombros dar um pequeno choque e ela se transforma em Judy , um truculento de 15 anos que acredita que ela é gorda.
Cada vez que há uma mudança de personalidade e Patricia re-emerge, ela não tem noção do que tem acontecido na sua ausência. Vida tão diária é cercada de chaves perdidas, as entregas de pizza não solicitado, o carro misteriosamente estacionados milhas de casa. "Eu nunca sei se estou indo ou vindo", diz ela. "Eu poderia mudar de uma porta, como na cirurgia do médico, e penso, 'Have I acabou de ser em?'" Ela encolhe os ombros cansado. "Você não pode pedir, então eu só andar fora."
As outras personalidades têm vida independente. Eles têm seus próprios endereços de email - Patricia não sabe suas senhas, pois eles compram roupas. Patricia me mostra uma grande tenda de seda de um vestido. "Será que ela parece comigo? Tamanho 14! Isso vai ser Judy".
Patricia é dependente de benefícios, complementada pela venda ocasional de uma pintura. Como é que ela - como eles - gerir o dinheiro? "Eu tenho o controle do cartão e eles não sabem o número do pino."
E o que sobre sexo? Patricia ri. "Oh, eu dei anos até que há. Qualquer relacionamento como esse é muito complicado."
Mas a vida nem sempre foi sem sexo. Em 1997, Kim deu à luz a Aimee.O bebê foi imediatamente colocada sob cuidados dos serviços sociais.Durante anos permaneceu inconsciente Patricia ela teve uma filha.
Como pode uma mulher não perceber que ela tinha um bebê?
Patricia encolhe os ombros e levanta as mãos. "Foi muito bizarro. Mas não foi apenas um solavanco".
Mas que sobre a cicatriz da cesariana?
Patricia gestos para seu estômago plana. "Ele não mostra. É mente sobre a matéria."
Isto pode parecer inacreditável, mas ele pode, em parte, ser explicado pelo fato de que as personalidades dominantes Kim mudaram ao longo dos anos. Em torno de gravidez e parto Aimee, Patricia foi uma presença subsidiária ocasionais. Anos mais tarde, uma vez aceito Patricia Aimee era sua filha, ela instantaneamente sabia quem era o pai - uma on / off namorado que ela conheceu durante seus dias de condução. No livro, ela escreve: "Eu posso não ter estado lá para dar à luz a Aimee, mas eu fiz conceber ela." Patricia em contato com o pai para lhe dizer, mas ele nunca esteve envolvido na criação de Aimée.
Durante a gravidez, uma personalidade chamado Dawn estava no comando. Mas após o trauma do bebê que está sendo tirado, Dawn recuou e super-eficiente Hayley voltou para a frente. Foi Hayley que iniciou os procedimentos legais para reivindicar Aimee volta, então Bonny, uma personalidade mais excitáveis, levou a luta nos tribunais.
Parece surpreendente que alguém com múltiplas personalidades deve ser confiado com os cuidados de um bebê, mas Patricia diz que "o corpo" - a personalidades coletiva de Kim Noble - nunca permitir que Aimee a ser prejudicados. E da mente de Kim faz, na ocasião, possuem um certo instinto de auto-preservação. Quando finalmente ela foi autorizada a atender Aimee, Bonny apenas e Hayley e os outros responsáveis ​​da linha de frente personalidades vieram à tona. Após meses sob observação em uma unidade a mãe eo bebê, Aimee foi permitido viver com sua mãe sob uma ordem de atendimento.
Tudo tem corrido bem. Dois anos atrás, a ordem foi levantada cuidado, eo sucesso da parentalidade pode ser visto no Aimee: inteligente, bonita e popular, ela era uma garota cabeça de sua escola primária e é magnificamente imperturbável. "É emocionante", ela observa. "Com outras mães você tem uma pessoa. Isso é um pouco chato." Será que sua mãe fazia as coisas mais difíceis? «Não existem muitas desvantagens, além do fato de que ela realmente não posso cozinhar, porque se o forno foi deixado ligado e ela mudou, que poderia iniciar um incêndio."
É o DID sempre irritante? "Pode ser. Quando estou conversando com outras personalidades e da personalidade principal vem, eu penso: 'Eu não terminei o que eu ia dizer!"
Entre as personalidades freqüentes, Aimee pode identificar qual é qual num ápice. Alguns são muito fáceis - Ken usa seu cabelo para cima e tem um jeito de puxar blokeish seus ombros para trás; com os outros a linguagem corporal é mais sutil. Há alguma personalidade que ela não gosta? "Há alguns que saem mais vezes, então eu conhecê-los melhor. Judy, porque ela é 15, fala comigo de uma forma amigável, como um companheiro. Mas eu gosto de todos eles."
O objectivo final com a terapia DID, que nem sempre é possível e, por vezes, demasiado arriscado tentar, é para a mente do paciente para a reintegração e tornar-se todo. Patricia não quer integrar? Ela balança a cabeça. "Minha atitude é: como posso obter uma memória que eu não estava lá, eu não estava na sala quando isso aconteceu?".
Ela leva-me à sua pequena sala de arte, pintura manchada de. É uma revelação. Desde que começou Patricia arte-terapia em 2004, mais de uma dezena de personalidades começaram a pintar regularmente e prolífica. Os estilos, as paletas e níveis de habilidade variam enormemente. Algumas pinturas são abstratas, outras mais representativa. As pinturas da Ria Pratt, uma personalidade muito perturbado, são ingênuas cameos pouco com chicotes e gaiolas e figuras da vara wispy, com as crianças sendo estupradas ou abusadas pintado em cores mais claras.
A primeira das imagens Ria foi um choque terrível para Patricia. "Aimee foi muito pouco, em seguida, e eu tive que colocá-lo fora porque ele era muito gráfico. Mas, quando vejo suas pinturas Eu fico animado. Este é o mais próximo que eu estou indo cada vez para chegar a ser integrados."
Dr Valerie Sinason , o psicoterapeuta que inicialmente tratada Kim, descreve DID como "um dispositivo de sobrevivência brilhantemente criativa". Ela está cheia de admiração por personalidades como alguns dos seus pacientes, tendo acantonada as partes traumatizadas da sua mente, pode avançar. Ela acredita que, como as pessoas com Asperger, eles podem, por vezes, demonstrar poderes excepcionais. "Eles podem ir mais longe do que as pessoas normais, porque não são retidos."
Kim é um caso no ponto. Por qualquer medida que ela - ou melhor, Patricia - representa uma adaptação muito bem sucedida. Ela conseguiu transformar a sua vida ao redor, ganhando considerável sucesso profissional e reconhecimento. Patricia vigas. "Estou feliz com tudo."
• Um dos muitos , uma exposição de obras de arte Kim Noble, abre na Galeria Bethlem, Bethlem Royal Hospital, Beckenham, Kent em 09 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário