quinta-feira, 28 de julho de 2011

UMA NOVA ERA DA ARTE - O ESPIRITISMO E A ARTE


Luciano Dudu
                                         
Teto da Capela Cistina - Micheangelo
No livro consolador, foi indagado ao benfeitor Emmanuel, na questão de nº 161: 
O Que é arte? 

Emmanuel responde : 
A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. 
Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse “mais além” que polariza as esperanças da alma. 
O artista verdadeiro é sempre o “médium” das belezas eternas e o seu trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas mais vibráteis do sentimento humano, alçando-o da Terra para o Infinito e abrindo, em todos os caminhos a ânsia dos corações para Deus, nas suas manifestações supremas de beleza, de sabedoria, de paz e de amor.(1)
                                                   Pintura de Leonardo Da vinci

                                 Um breve histórico do Renascentismo 
                                                        Monalisa - Leonardo Da Vinci 
Caro leitor, resolvemos trazer fatos históricos, sem ferir os postulados espíritas, mas com inuito de  explicar sobre a fase do Renascentismo, para termos uma compreensão melhor do que Emmanuel, trouxe a lume no livro " A caminho da luz" sobre o assunto em questão.
Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, 
Nesta época houve uma transformação em diversas áreas da vida humana, extinguindo assim a Idade Média e dando o inicio a uma nova Era. 
Ocorreu assim uma ruptura com as estruturas medievais, percebe-se grandes efeitos em alguns segmentos humanos como nas Artes, na Filosofia e nas Ciências. 
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasarijá no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem". (2)

                                         
                                                        LOCAL DO SURGIMENTO 
                                                       O batismo - Leonardo Da Vinci
O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa por Johannes Gutenberg. A Itália permaneceu sempre como o local onde o movimento apresentou maior expressão, porém manifestações renascentistas de grande importância também ocorreram na Inglaterra,Alemanha, Países Baixos e, menos intensamente, em Portugal e Espanha, e em suas colônias americanas.


O Humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no Renascimento.
O Humanismo, antes que um corpo filosófico, é um método de aprendizado que faz uso da razão individual e da evidência empírica para chegar às suas conclusões, paralelamente à consulta aos textos originais. 
O Humanismo afirma a dignidade do homem e o torna o investigador por excelência da natureza.
A história confirma que nesse período foram inventados diversos instrumentos científicos, e foram descobertas diversas leis naturais e objetos físicos antes desconhecidos.
A própria face do planeta se modificou nos mapas depois dos descobrimentos das grandes navegações, levando consigo a física, a matemática, a medicina, a astronomia, a filosofia, a engenharia, a filologia e vários outros ramos do saber a um nível de complexidade, eficiência e exatidão sem precedentes, cada qual contribuindo para um crescimento exponencial do conhecimento total, o que levou a se conceber a história da humanidade como uma expansão contínua e sempre para melhor.sentimentos de otimismo, abrindo positivamente o homem para o novo e incentivando seu espírito de pesquisa. (3)

Fonte: 1 :    Livro: Consolador , Francisco C. Xavier / Emmanuel  

           2-3 : http//pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento
                   Imagens retiradas do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário