quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Galeria londrina abre exposição com principais obras de Leonardo da Vinci


Galeria londrina abre exposição com principais obras de Leonardo da Vinci


A galeria levou cinco anos para conseguir reunir 60 quadros do artista. A grande revelação da exposição é uma tela descoberta há seis anos.

Cecília MalanLondres

A National Gallery de Londres, uma das galerias de arte mais importantes da Europa, abre nesta quarta-feira (9) a maior exposição de todos os tempos com obras de Leonardo da Vinci. A galeria levou cinco anos para conseguir reunir 60 quadros do artista, que estavam em museus e coleções particulares em dez países.
O curador Luke Syson passou os últimos quatro anos arrecadando dinheiro e correndo atrás de obras-primas. “Não é fácil conseguir um Leonardo da Vinci emprestado”, diz. Além de garantir a segurança das telas, a National Gallery, muitas vezes, ainda tem que oferecer algo em troca. O "Retrato de um Músico", por exemplo, só deixou a Pinacoteca Ambrosiana, em Milão, porque a instituição italiana recebeu um belíssimo Botticelli do acervo inglês.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
Até o dia cinco de fevereiro, o público vai poder ver e admirar mais da metade das pinturas remanescentes do mestre renascentista. O Louvre, de Paris, cedeu a sua versão da “Virgem dos Rochedos” para fazer par com o painel da coleção da National Gallery. As duas composições nunca foram expostas lado a lado antes.
A grande revelação da exposição é a tela “Salvator Mundi”, descoberta há seis anos em uma coleção particular dos Estados Unidos, gerando grande comoção no mundo das artes. É impossível ter certeza que a tela é verdadeira, mas especialistas analisaram exaustivamente cada detalhe e depois de muito debate e desconfiança - afinal, muitos falsos “Leonardos” já surgiram - veio o consenso: é um autêntico da Vinci.
O nome do dono é mantido a sete chaves, mas o que se diz é que a tela deve passar de mãos, podendo chegar a quase R$ 500 bilhões. Se isso acontecer, vai virar a obra mais cara do mundo. Se tratando de um artista tão enigmático, nada mais apropriado do que uma boa dose de suspense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário